top of page

Estudo Traça o Roteiro da Obesidade

Experimentos realizado na Unicamp mostram que dieta rica em gordura saturada danifica sistema cerebral de controle da fome antes de alterar o perfil das bactérias do intestino


Durante investigação sobre os fatores associados à crescente epidemia global de obesidade, cientistas identificaram dois eventos que contribuem para o ganho de peso. Um deles é a alteração no perfil de bactérias que compõem a flora intestinal. O outro é a morte de um grupo de neurônios existente no hipotálamo. Conhecidas como neurônios POMC, essas células têm a função de avisar para o corpo que está na hora de parar e comer e que já existe energia disponível para gastar.


“Começamos então a nos perguntar: o que vem antes? A mudança no padrão alimentar causada por um erro no sistema cerebral da fome ou a alteração do microbioma intestinal? Nossos dados mais recentes sugerem que o hipotálamo é danificado muito antes de ocorrerem alterações no intestino”, relata Licio Augusto Velloso, coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


Em palestra durante a FAPESP Week Nebraska-Texas, Velloso apresentou resultados de um estudo desenvolvido na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O grupo de pesquisadores realizou uma série de análises temporais nos tecidos de camundongos submetidos a dieta rica em gordura saturada. “Começamos a detectar alterações hipotalâmicas logo no primeiro dia da dieta obesogênica. Já as alterações na microbiota intestinal demoraram entre duas e três semanas para aparecer. É uma diferença temporal relativamente grande, considerando que são camundongos”, considera Velloso.


De acordo com o experimento, os danos neuronais têm início muito antes de o indivíduo começar a engordar, mas podem ser revertidos no início do processo. Caso a situação perdure, a lesão neuronal torna-se irreversível.




Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page