top of page

Ser Mãe e a Diversidade

Ser mãe é um sentimento único na diversidade de filhas e filhos

Hoje celebramos uma data que em última análise reverencia o amor. A forma de amor experimentada por quem tem o privilégio de tornar-se mãe é quase divina. Arrisco sim e digo que é a forma mais próxima do amor de Deus por sua criação que pode ser experimentada por uma pessoa. É um amor tão forte que nós não temos nenhuma palavra para descrever ou definir a mãe que perde uma filha ou um filho! Na minha prática médica e cirúrgia, eu tive o privilégio de conhecer várias mães e o amor único que é comum a todas elas por suas filhas e filhos.


O maior amor do mundo

Acretido que todas e todos concordam que o amor de mãe é o maior amor do mundo. Tenho pacientes mulheres transexuais que são mães biológicas ou adotivas, pacientes transexuais que possuem mães adotivas ou biológicas, casais homoafetivos de mães, mães de filhos que se revelaram filhas ou de filhas que se revelaram filhos, pais que se revelaram mães, mães que se revelaram pais, avós que são mães duas vezes e por essa dádiva compreendem melhor a diversidade . Tenho também as mães que ainda não são mães e estão preparando esse desejo para concretizarem um momento único. Elas são mães transexuais, travestis ou mulheres sis, todas muito mães. Na diversidade, todas as mães possuem um amor que é único, o amor de mãe. Amor de mãe, como já sabemos, não precisa de explicação.


Um feliz dia das mães

Parabéns para a minha mãe e obrigado pela minha mãe. Parte do que eu sou hoje como pessoa e profissional é inegavalmente parte dela. Ela que me criou com todo o amor do mundo e um dia na minha infância, sem preconceito algum, me explicou o caso Roberta Close como uma menina no corpo de um menino, cujas cirurgias a deixaram em harmonia. É por isso e por várias outras coisas que minha mãe tem uma enorme parcela de mérito em quem eu sou hoje.

Um feliz dia das mães para todas elas que independente de cromossomos ou genes são lindas mães e responsáveis por crianças, adolescentes e adultos. São inegavelmente responsáveis por proporcionar um amor único e incondicional, sem exigência de nada em retorno. Eu nunca serei mãe, mas agradeço por poder participar da vida de muitas mães e contrinuir para a felicidade das pessoas que fazem parte desse amor maior.


O amor é mais forte

A principal mensagem transmitida pela imagem abaixo e capturada por um fotógrafo é sem dúvida o amor. Mesmo com toda a deformidade causada pela violência com ácido tanto na mãe quanto na filha, a menina de 3 anos e sua mãe nos contagiam com o amor que compartilham. Apesar de todas as formas de violência e preconceito existentes contra a diversidade de mães, filhos e filhas, o amor é mais forte. Um feliz dia das mães e que possamos todos experimentar esse sentimento e construir um mundo mais materno.


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page