Feminização Nasal: seu papel e cuidados

A FACE É A MAIS NOTÁVEL PARTE DO CORPO HUMANO. O NARIZ É A ESTRUTURA CENTRAL

DA FACE E POSSUI UMA IMPORTANTE FUNÇÃO NA FEMINILIDADE E ATRATIVIDADE


A transexualidade do tipo “male to female” (masculino para feminino) possui uma incidência de 1 caso para cada 37.000 nascimentos em algumas estatísticas. As pessoas transexuais percebem a aparência do seu corpo em total desacordo com o seu sexo ou gênero psíquico. Essa percepção é imutável e o forte desejo de viver socialmente e fisicamente em perfeita adequação com o gênero psíquico não é simples. As dificuldades enfrentadas geram consequências profundas ao bem-estar físico e psicológico e podem resultar em automutilações ou suicídio.


Essa necessidade proporcionou o desenvolvimento de tratamentos clínicos e cirúrgicos com o principal objetivo no alinhamento da aparência física com o gênero psíquico. O uso de hormônios femininos pode feminizar a pele, a distribuição de gordura corporal e as mamas, mas não possuem efeito na modificação das dimensões e proporções faciais, que são determinadas por partes ósseas e cartilaginosas.


A face é a mais notável parte do corpo humano. Assim, a cirurgia facial possui um importante e crescente papel no processo de alinhamento do corpo com a identidade de gênero. Com este objetivo, existem uma série de modificações ósseas que podem ser feitas na face. O nariz é a estrutura central da face e possui uma importante função na percepção da feminilidade e atratividade.

A RINOPLASTIA É IMPORTANTE NO ALINHAMENTO DO CORPO COM

A IDENTIDADE DE GÊNERO

O nariz feminino possui um arcabouço ósseo menor, o dorso nasal masculino tende ser mais retificado e sem a projeção da ponta nasal. Os ângulos entre o nariz e o lábio e o nariz e a testa são mais obtusos na face feminina, o que resulta em um nariz ligeiramente empinado em relação à face.


A rinoplastias pode ser utilizada nesse contexto para criar um perfil nasal e facial mais feminino, sem contudo desrespeitar a harmonia e a estética das características faciais da paciente.

A FEMINIZAÇÃO NASAL DEVE SER REALIZADA COM CIRURGIÕES EXPERIENTES

NESSE TIPO DE CIRURGIA

A cirurgia reduz globalmente o nariz e modifica seus ângulos. Objetivamente, as medidas antropométricas se tornam mais alinhadas com as de um nariz feminino e subjetivamente, gera satisfação e qualidade de vida.


Embora a base da rinoplastia na cirurgia de feminização nasal não seja diferente das rinoplastias em geral, uma extensa redução nas proporções é frequentemente necessária para a obtenção de um bom resultado. Por causa disto, o risco de comprometimento da função das válvulas nasais é maior. Portanto, é importantíssimo que haja uma preocupação pré-operatória em determinar alterações pré-existentes na função nasal e planejar a sua correção. Por essa razão, a feminização nasal deve ser realizada com cirurgiões experientes nesse tipo de cirurgia.


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square