top of page

Mastopexia: a elevação dos seios

POSSUIR SEIO BELOS É ALGO QUE AGRADA ÀS MULHERES DE QUAQUER IDADE, MAS A MEDIDA QUE OS ANOS PASSAM FICA MAIS DIFÍCIL MANTER A FORMA E A ESTÉTICA DAS MAMAS


A medida que os anos passam, a gravidade, a gravidez e a amamentação, uma qualidade de pele com flacidez, o ganho de peso e o emagrecimento fazem com que o peito, que antes era bonito, comece a perder a sua turgência, sua forma e a cair. A pele, por falta de elasticidade, já não possui a mesma tensão para manter o busto no lugar. Como não existem ligamentos ou músculos que sustentem a mama, o resultado é um peito caído.


Quando o peito está realmente caído, o mamilo está na mesma altura do sulco mamário ou abaixo dele. Nestes casos não é apenas necessário devolver a forma arredondada da mama, também temos que eliminar o excesso de pele e reposicionar o mamilo na posição que proporciona mais estética e beleza. Está intervenção é conhecida como mastopexia ou lifting mamário.


A MASTOPEXIA CONSISTE NA ELEVAÇÃO DA MAMA CAÍDA E CRIAR UM ASPECTO JOVEM


O objetivo da cirurgia é elevar todas as estruturas da mama, ao mesmo tempo que é proporcionado um aspecto mais firme, turgido e juvenil do peito. Assim, é devolvido ao busto a harmonia com o resto do corpo. Esta intervenção pode ser realizada por mulheres de qualquer idade e pode ser associada a redução ou ao aumento do peito. Existem dois tipos de peitos ditos caídos: os que caíram devido ao excesso de peso e os que caíram pela idade, qualidade da pele ou amamentação, nestes últimos, o peito pode ser caído mesmo sendo pequeno.


No primeiro tipo, a mastopexia será associada a uma redução mamária e o resultado final é uma mama erguida, bela e em harmonia com o resto do corpo. No segundo tipo, para conseguirmos esses objetivos é muitas vezes necessário associar o aumento da mama utilizando-se as próteses de silicone.


Porque no segundo tipo pode ser necessário o aumento? Muitas mulheres que possuem as mamas caídas pensam que seus peitos são grandes. Isso ocorre porque a mama está aplainada e se o transformamos na sua forma estética esférica, a paciente ira descobrir que na verdade seu busto é menor do que pensava. Portanto, nestes casos o resultado melhora consideravelmente se na mesma intervenção utilizamos as próteses de silicone.


NÃO TÃO CAÍDOS, EXISTEM MULHERES QUE POSSUEM O PEITO ACHATADO OU VAZIO

Esta cirurgia é normalmente realizada sob anestesia geral. Contudo, em alguns casos nos quais são necessárias apenas pequenas incisões, pode-se optar por anestesia local com sedação. A recuperação é um processo gradual, mas em poucos dias é possível ter vida normal e retornar ao trabalho sem problemas.


ESTA INTERVANÇAO PODE SER ASSOCIADA AO AUMENTO DE MAMAS

Os resultados da mastopexia não são permanentes, mas podem durar vários anos. Principalmente se os seios não são muito volumosos e se a qualidade da pele é boa.


UMA SOLUÇÃO PARA CADA CASO Nem todas as mulheres que apresentam as mamas caídas possuem o mesmo problema. Cada paciente apresenta uma alteração distinta com indicações de intervenções também distintas.


A mama achatada é aquela que perdeu a forma arredondada da juventude e a parte superior está plana. Muitas mulheres não possuem mamas excessivamente caídas, mas quando usam um decote o busto fica plano na parte superior.


Esse tipo de mama possui uma solução simples. Como não existe um real excesso de pele, a única coisa necessária é reestabelecer o volume com implantes de silicone e a mama volta a ter uma forma jovial.


A mama vazia ocorre quando a função da lactação chega ao fim sem que resulte em um excesso de pele. É um peito flácido, sem volume superior e inferior, o que provoca a sensação de um saco de pele vazia.


Nestes casos, se a mama não era grande e se os mamilos se mantiveram na posição, basta a introdução de próteses mamarias para reestabelecer o volume de todo o seio. Se o peito era grande ou o mamilo está abaixo da posição normal, basta retirar o excesso de pele e reposicionar o mamilo na mesma intervenção. Neste último exemplo, o seio ficaria menor do que era antes da gravidez, mas também ficaria mais bonito e erguido que antes.

mamas1_edited.jpg

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page